Facebook Twitter RSS

Simpsons e Stanley Kubrick

Fiquei um bom tempo sem postar aqui, então aí vai um post longo pra compensar:

 
Stanley Kubrick foi, sem dúvida, um dos diretores mais homenageados em Os Simpsons. Pra quem não o conhece, ele foi o diretor de filmes como "O Iluminado", "Laranja Mecânica", "2001: Uma Odisseia no Espaço" e etc. Os roteiristas da série devem gostar tanto do trabalho de Kubrick (assim como o blogueiro que aqui vos fala) que sempre dão um jeito de fazer uma referência a seus filmes quando é possível. Veja aí uma lista com essas homenagens e paródias:

Filme: Dr. Fantástico (1964)
Nome Original: Dr. Strangelove (Or How I Learned to Stop Worrying and Love the Bomb)
Referências:
  • O nome original do episódio Como Aprendi a Gostar do Jogo Legalizado, "$pringfield (Or How I Learned to Stop Worrying and Love Legalized Gambling)" é uma referência direta ao título.
  • A sala de reuniões na qual os figurões de Springfield discutem o fim da televisão no episódio O Último Crime de Bob é exatamente igual à sala de guerra onde se passa grande parte do filme.
CLIQUE EM MAIS INFORMAÇÕES PARA VER TODA A MATÉRIA.


A cena em que Homer lança uma bomba de Hidrogênio em beatnicks no episódio Homer, o Vigilante é uma paródia com uma cena em que o Major T. J. "King" Kong lança uma bomba na União Soviética. Também já houve uma cena do sofá parodiando essa cena.
    •  A sala de guerra de Sprinfgield na primeira edição de Simpsons em Quadrinhos é muito semelhante à sala de guerra mostrada no filme. De fato, a fala do Chefe Wiggum "Não podemos deixar civis entrarem aqui! Ela vai ver tudo... Até o telão!" é a mesma fala do Oficial Buck Turgidson no filme. O personagem Dr. Olberman no gibi é muito parecido com o Dr. Fantástico.

    Filme: 2001: Uma Odisseia no Espaço (1968)
    Nome Original: 2001: Space Odyssey
    Referências:
    • As alucinações de Homer ao experimentar a cadeira massageadora no episódio Me dá um Dinheiro Aí? é uma paródia com uma famosa cena do filme.
     

    • A primeira cena do episódio Um Cavalo Para Lisa, onde Homer é um macaco que se se apóia no monolito pra deitar é igual à cena introdutória de 2001. Ambas se chamaram "A Aurora do Homem" (The Dawn of Man)
    • No episódio Homer, o Astronauta existem diversas paródias:

      • O computador que controla a casa no episódio Especial de Dia das Bruxas XI é extremamente parecido com o computador HAL 9000.
      • Já houveram várias cenas onde acontece algo em câmera lenta enquanto toca a música "Also Sprach Zarathustra". Essa é uma das características mais marcantes do filme.
        Filme: Laranja Mecânica (1971)
        Nome Original: A Clockwork Orange
        Referências:

        • O tratamento ao qual o Ajudante de Papai Noel é submetido no episódio Cão de Morte é o mesmo que foi usado no marginal Alex.
        • A fantasia de Bart no episódio Especial de Dia das Bruxas III é a mesma roupa que a gangue de Alexander DeLarge usa.

        Filme: O Iluminado (1980)
        Nome Original: The Shining
        Referências:
        • O miniepisódio O Brilhante (The Shinning), do Especial de Dia das Bruxas V é completamante voltado ao filme. Até o estilo de direção foi mantido, dando preferência à cenas com simetria.
        • A frase "All work and no play makes Jack a dull boy", que apareceu diversas vezes no episódio Arquivo S, também é do Iluminado.
          
        Filme: Nascido para Matar (1986)
        Nome Original: Full Metal Jacket
        Referência:
        • No treinamento para derrotar o Nelson no episódio Bart, o General, há uma curta cena parodiando o treinamento militar mostrado.

          2 comentários:

          1. Na minha opinião as melhores paródias foram a do filme Uma Odisseia no Espaço e O Iluminado. As paródias ficaram identicas e os filmes são ótimos.

            ResponderExcluir
          2. Eu só lembro dos episódios parodiando "O Iluminado" e "Nascido para Matar". O resto eu não lembro.

            ResponderExcluir